Código: | AF02 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | DE | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves Cerqueira |
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Corpo docente: |
Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves Cerqueira Marta Patricia Arguello Arguello |
Português
Compreender o fenómeno do envelhecimento populacional nas sociedades ocidentais.
Compreender o processo de envelhecimento nos seus múltiplos factores e variáveis.
Dominar técnicas e cuidados básicos psicossociais que ajudem ao bem-estar da pessoa idosa.
Promover a cidadania activa da pessoa idosa e a sua inserção social.
Encaminhar e acompanhar a pessoa idosa a respostas sociais e serviços de apoio na comunidade.
Perspectivas sociológicas sobre o envelhecimento nas sociedades ocidentais.
Perspectivas psicológicas sobre o self ao longo da vida e as mudanças que decorrem do processo de envelhecer (ciclo vital).
Os factores de crise associados à terceira/quarta idade e as influências socioculturais, assim como aspectos singulares da sua vivência.
Determinantes de saúde da pessoa idosa.
Problemas de saúde mais comuns.
Promoção de saúde da pessoa idosa – papel dos cuidadores informais.
Estímulos sociocognitivos e socioeducativos no processo de envelhecimento
O ócio e o tempo livre: dinâmicas de animação, cidadania e bem estar.
Os conteúdos foram elaborados em estreita ligação com os objetivos do programa, permitindo avaliar no final de cada unidade se os mesmos estão a ser apropriados pelos estudantes e se estão a permitir que construam as aptidões e atitudes previstas, se é necessário reforçar algum tipo de conhecimento ou modificar a forma como estão a ser trabalhados. De referir ainda que os conteúdos apresentados são considerados relevantes, atendendo ao contexto local, regional, nacional e internacional nesta área do conhecimento.
Análise de documentos
Leitura de textos/extratos de trabalhos académicos/de investigação
Produção escrita de pequenos textos
Recurso a simulador do envelhecer
Jogo dramático (role play)
Discussão/debates em pequeno e grande grupo
Entrevista e construção da história de vida
Contacto com pessoas idosas e especialistas ligados a instituições da comunidade
Procura-se investir em dinâmicas que considerem o estudante numa posição ativa, de construção do conhecimento e de atitudes adequadas face à pessoa idosa, pois as mesmas são estruturantes do papel profissional que se pretende que venham a exercer. Em todas as aulas se procura incluir a construção de situações práticas que estimulem a participação individual, a discussão e a reflexão em grupo. O contacto com pessoas idosas, nomeadamente construindo uma história de vida que será trabalhada ao longo das várias sessões, permitirá que os conteúdos se articulem naturalmente com a sua exploração de uma forma situada e contextualizada.
1- Fichas formativas (individual/40%):
Momento 1
Momento 2
2- Construção da história de vida de uma pessoa idosa (a pares) e respetiva análise e perspetiva de intervenção (30%):
3- Reflexão individual sobre a aprendizagem obtida com o processo de trabalho de construção da história de vida (10%).
4- Assiduidade e Participação (20%).
A assiduidade dos estudantes rege-se por um mínimo de 75% de frequência nas aulas de aplicação, excetuando-se os estudantes com estatuto especial (Artigo 24º do RFA).
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (2014). Parecer sobre as vulnerabilidades das pessoas idosas em especial das que residem em instituições. CNECV. [Online] julho de 2014. http://www.cnecv.pt/admin/files/data/docs/1413212959_Parecer%2080%20CNECV%202014%20Aprovado%20FINAL.pdf
Crisp, Lord Nigel, et al (2014). Um futuro para a Saúde: Todos temos um papel a desempenhar. Lisboa : Fundação Caloust Gulbenkian, 2014. 978-989-8380-18-0.
Direção Geral de Saúde (2012). Plano Nacional de Saúde 2012-2016 Eixo Estratégico - Cidadania em Saúde. Direção Geral de Saúde. [Online] janeiro de 2012. http://pns.dgs.pt/files/2012/02/99_3_1_Cidadania_em_Sa%C3%BAde_2013_01_17_.pdf.
Ministério da Saúde (2004). Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas. Portal da Saúde. [Online] 2004. http://www.portaldasaude.pt/NR/rdonlyres/1C6DFF0E-9E74-4DED-94A9-F7EA0B3760AA/0/i006346.pdf.
Figueiredo, C.C (2013). Muito Iguais, inteiramente diferentes. In José Dantas Lima Pereira / Marcelino de Sousa Lopes/ Tânia M. Moreira Rodrigues (Coord). Animação Sociocultural, Gerontologia e Geriatria: A Intervenção social, cultural e educativa na Terceira Idade. Chaves: Intervenção.
Fonseca, A. M. (2004), Desenvolvimento humano e envelhecimento. Lisboa: Climepsi editores.
Fontaine R. (2000), Psicologia do Envelhecimento. Lisboa: Climepsi editores,
Marques, Sibila (2011). Discriminação da Terceira Idade, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
Paúl C; Fonseca, A. M. (2005) Envelhecer em Portugal. Lisboa: Climepsi editores.
Pinheiro, J.P. (2013). Programas integrados de intervenção no (e para) o ócio, a partir do local e no âmbito da senioridade, in José Dantas Lima Pereira / Marcelino de Sousa Lopes/ Tânia M. Moreira
Rodrigues (Coord) .Animação Sociocultural, Gerontologia e Geriatria: A Intervenção social, cultural e educativa na Terceira Idade. Chaves: Intervenção.
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